Reaper: ajuste da régua de tempo pelo andamento da música

Por | 8 de novembro de 2014

Atualmente, a produção de música é feita quase que totalmente usando as poderosas ferramentas existentes nos vários softwares de gravação e sequenciamento. Esses softwares utilizam basicamente o mesmo padrão operacional, contendo pistas (tracks) apresentadas na horizontal, ao longo de uma régua (timeline ruler) que mostra o tempo musical e cronológico do material que está sendo produzido.

Em um software de gravação e sequenciamento, a música pode ser criada usando uma referência de tempo gerada pelo software (clique do metrônomo interno) ou uma referência de tempo independente do software, baseada no andamento natural adotado pelo músico que está efetuando a gravação do instrumento ou voz.

No primeiro caso, o músico canta ou toca seu instrumento (seja ele um plugin instalado no software ou um instrumento externo), seguindo o andamento produzido pelos tempos do metrônomo do software. Este procedimento tem a vantagem de já “encaixar” a execução dentro da régua de tempo do software e, depois de devidamente quantizado (para corrigir deslizes de tempo), facilita bastante os processos de edição, corte e colagem de trechos, pois a régua de tempo indica exatamente os compassos da música que foi gravada.

No segundo caso, o músico canta ou toca seu instrumento, sem considerar qualquer marcação de andamento, tendo total liberdade para fazer accelerandos e ralentandos no decorrer da gravação. Ou seja, depois de acionada a gravação, o músico toca “à vontade”. Este procedimento é muito melhor para preservar a naturalidade da execução, deixando a música mais “humana”. No entanto, ao terminar de gravar, os tempos da execução ficam completamente desalinhados dos tempos da régua (veja Fig.1), dificultando posteriormente cortes e colagens de trechos e outras operações de edição.

reaper_and_11

Fig. 1.1 – Observe que a execução da bateria não está alinhada com os tempos da régua

 

O tutorial a seguir mostra como é possível alinhar a régua de tempo (timeline ruler) do Reaper para que ela indique corretamente os tempos e compassos do material que está gravado.

Cabe ressaltar que o processo descrito aqui não altera em nada o material gravado, preservando andamento, afinação, etc. O que é alterado é o posicionamento das marcações da régua, para que esta possa indicar efetivamente os tempos reais.

Este processo é relativamente simples e aproveita o recurso poderoso do ReaScript, pelo qual o usuário pode criar roteiros (scripts) para a execução automática de comandos e funções.

 

Etapa 1: Criar um script para automatizar os cliques

Primeiramente, é preciso criar um ReaScript específico para automatizar a parte mais trabalhosa do processo, que é a sequência de cliques que serão necessários para marcar os compassos na música gravada. Uma vez criado e memorizado este script, ele poderá ser usado sempre que for preciso efetuar o ajuste da régua em outras músicas.

Criaremos então dois scripts: um para marcar compassos de três tempos (3/4) e outro para marcar compassos de quatro tempos (4/4).

1.1 – Criar o ReaScript

No menu Actions, selecionar Show actions list.

Em Custom Actions, clicar no botão New.

No quadro Create Custom Action, selecionar e arrastar as seguintes ações para o campo da direita (é necessário que estejam exatamente nesta ordem):

  1. Item Navigation: move cursor to next transient in items
  2. Time Selection: Swap left edge of time selection to next transient in items
  3. Time Selection: Extend time selection to next transient in items
  4. Time Selection: Extend time selection to next transient in items
  5. Time Selection: Extend time selection to next transient in items
  6. Create measure from time selection (detect tempo)

reaper_and_12

Fig.1.2 – Criando um novo ReaScript

Obs.: A ação Time Selection: Extend time selection to next transient in items é repetida conforme a fórmula de compasso da música. Se o compasso for 3/4, esta ação aparece duas vezes; se for 4/4 esta ação aparece três vezes, etc. No caso acima, é para detectar andamento em compassos 4/4.

Em seguida dê um nome a este script no campo Custom action name e clique em OK. O script aparecerá agora no topo da lista de Actions, classificado na categoria Custom. Você poderá usar este script sempre que precisar.

1.2 – Salvar o ReaScript

Para preservar este novo ReaScript, exporte-o para uma pasta fora do Reaper, caso precise carregá-lo em uma nova instalação do Reaper. Para fazer isto, selecione o novo script na lista, clique no botão Import/Export, escolha a opção Export selected items e dê um nome ao arquivo antes de salvá-lo no local desejado. Uma vez salvo este ReaScript, você poderá usá-lo sempre que precisar detectar o andamento de uma música.

 

Etapa 2: Registrar as referências reais de tempo

Para que o Reaper possa alinhar a régua pelos tempos corretos do material de áudio, você precisará primeiramente indicá-los. Isto deve ser feito gravando (em sinal de áudio) as batidas de tempo em uma pista de referência. Para que o Reaper possa detectar com facilidade esses tempos, as batidas devem ser um som percussivo, com ataque rápido e curta duração, como um som de hi-hat (contratempo) ou mesmo uma nota de piano.

Eu costumo usar uma nota produzida pelo plug-in 4Front Piano, que é gratuito e pode ser obtido em http://www.yohng.com/software/piano.html. Neste caso, primeiro eu gravo as notas do piano em formato MIDI e depois converto-as para áudio. Mas é possível gravar direto em áudio, usando o som produzido por um instrumento externo.

reaper_and_21

Fig. 2.1 – O plug-in 4Front Piano instalado na pista de referência

2.1 – Gravar os tempos acompanhando o andamento da música

Insira o plug-in do piano virtual (ou use um instrumento externo) e arme a pista de referência para gravação. Escolha uma nota (ex: C6) e use somente esta em toda a gravação dos tempos. Configure o metrônomo de maneira que ele toque somente o count-in (contagem inicial), para você pegar o andamento, mas não toque durante a gravação (pois isto faria você confundir o andamento real). Importante: se a música no meio de um compasso, você deverá tocar os tempos iniciais para preencher o início do primeiro compasso.

reaper_and_22

Fig. 2.2 – Configuração do metrônomo

A cada tempo da música, toque a mesma nota do plug-in de piano (você pode usar o Virtual MIDI Keyboard do Reaper para tocar o plug-in).

reaper_and_23

Fig. 2.3 – Notas MIDI (indicando os tempos) registradas na pista de referência

2.2. Converter as notas MIDI em áudio

Se você usou o plug-in para registrar os tempos, é necessário agora converter as notas MIDI em sons (se você gravou as notas diretamente em áudio, vá direto para o próximo item). Primeiramente, certifique-se de que há uma nota registrada em cada tempo da música. Se estiver faltando alguma, use o recurso de edição de MIDI (piano-roll) do Reaper e inclua as notas que faltam (ou elimine as notas extras). Em seguida, clique com o botão direito na pista MIDI e use o comando Apply FX to items as new take (mono): isto criará um novo take, na mesma pista de referência, já com as batidas em formato de áudio. Se as batidas estiverem certas, você poderá eliminar desta pista o take antigo com as notas MIDI.

reaper_and_24

Fig. 2.4 – Notas do piano já convertidas em áudio

 

Etapa 3: Efetuar o ajuste da régua de tempo

Com os tempos já gravados (em áudio) na pista de referência, é necessário agora indicá-los para o Reaper, para que ele possa ajustar a régua.

3.1 – Criar as marcações de tempo

Posicione o cursor no início da música, abra o quadro do menu Actions e selecione o script que você criou previamente no item 1.

reaper_and_31

Fig. 3.1 – Script selecionado no quadro Actions

Clique repetidamente no botão Run e o Reaper irá criando as marcações (T) na régua de tempo, e ajustando automaticamente o andamento. Você poderá visualizar o andamento já ajustado abrindo a pista Master (menu View / Master Track).

reaper_and_32

Fig. 3.2 – Gráfico na pista Master mostrando o andamento ajustado.

Pronto. A régua de tempo do Reaper está ajustada ao andamento e tempos reais da música. Coloque em Mute a pista de referência para ouvir a música.

Você poderá confirmar o ajuste da régua colocando a música para tocar e observando os tempos e o valor do andamento variando na barra de transporte.

Estando tudo certo, você pode eliminar a pista de referência.

reaper_and_33

Fig. 3.3 – Reaper indicando corretamente os tempos e o andamento da música

 

Copyright ©2014 Miguel Ratton