Thru+Sync – R$ 349

Por | 20 de janeiro de 2018

Distribuidor de dados de MIDI e sincronizador em 1, 2, 24 ou 48 ppq

compatível com Roland TR, Korg Volca, Korg DDM e outras….

site_Thru+SyncO Thru+Sync integra no mesmo aparelho uma MIDI Thru Box, para a distribuição de dados para quatro equipamentos MIDI, e um conversor de sincronismo MIDI para pulsos de Sync.
Ele retransmite igualmente pelas suas 5 portas MIDI THRU todos os dados recebidos em sua porta MIDI IN. Simultaneamente, a partir dos comandos de MIDI Clocks recebidos pela porta MIDI IN, o Thru+Sync gera na porta de saída DIN SYNC os pulsos apropriados de disparo e sincronismo para controlar a execução de equipamentos analógicos que suportam esse tipo de sincronismo, tais como baterias eletrônicas e sequenciadores.

 

Como conectar equipamentos ao Thru+Sync

A figura abaixo apresenta um exemplo típico de conexões entre equipamentos através do Thru+Sync:

site_diagrama

O equipamento controlador/transmissor – pode ser um computador dotado de interface MIDI, um teclado controlador, um sintetizador, etc – envia os comandos de MIDI para a entrada MIDI IN do Thru+Sync. Os instrumentos MIDI conectados às saídas MIDI THRU do Thru+Sync recebem simultaneamente todos os comandos de MIDI enviados pelo controlador/transmissor.
Os comandos de MIDI para sincronização (Start, Stop, Continue, Clocks) transmitidos pelo controlador são então convertidos pelo Thru+Sync em pulsos de sincronismo que são enviados pela saída DIN SYNC para o instrumento analógico a ser sincronizado. O formato dos pulsos de sincronismo pode ser configurado para 1 ppq (adotado em alguns sequenciadores analógicos), 2 ppq (Korg Volca), 24 ppq (Roland TR, etc) ou 48 ppq (Korg DDM, KPR, etc).

ThruSync_leg_v121

 

Operação como “MIDI Thru box”

Para usar o Thru+Sync, como distribuidor de dados de MIDI (“MIDI Thru box”), siga o procedimento abaixo:

  1. Usando um cabo de MIDI*, conecte a porta de saída MIDI OUT do equipamento controlador/transmissor (teclado, interface de MIDI, etc) à porta MIDI IN do Thru+Sync.
  2. Usando cabos de MIDI, conecte as portas de saída MIDI THRU 1 a 5 do Thru+Sync às portas de entrada MIDI IN dos equipamentos que serão controlados via MIDI pelo transmissor.
  3. Conecte o plugue da fonte de alimentação à entrada +12 Vcc do Thru+Sync, e em seguida conecte a fonte de alimentação à rede elétrica. O LED piscará na cor vermelha (veja explicação no tópico “Operação como conversor de sincronismo”) e então acenderá na cor verde, indicando que o Thru+Sync está pronto para receber e distribuir os dados de MIDI.
  4. No teclado controlador, toque as notas (se estiver usando um computador como controlador, inicie a reprodução da música no software MIDI) e as mensagens de MIDI com as notas e controles serão enviadas igualmente a todos os equipamentos receptores conectados às saídas MIDI THRU do Thru+Sync.
  5. O LED verde pisca ligeiramente sempre que o Thru+Sync recebe dados de MIDI em sua porta MIDI IN.

(*) O cabo de MIDI possui dois condutores envoltos por uma malha de blindagem. Os plugues são do tipo DIN de 5 pinos em 180° . Os dois condutores são ligados aos pinos 4 e 5 do plugue, e a malha de blindagem é ligada ao pino 2 (GND), conforme mostrado abaixo.

site_plug_midi

 

Operação como conversor de sincronismo

O Thru+Sync pode operar simultaneamente como MIDI Thru box (descrito no tópico anterior) e conversor de sincronismo de MIDI para DIN Sync. Para isso, siga o procedimento abaixo:

  1. Usando um cabo de MIDI, conecte a porta de saída MIDI OUT do equipamento transmissor (teclado, interface de MIDI, etc) à porta MIDI IN do Thru+Sync.
  2. Usando um cabo compatível* com o padrão “DIN Sync”, conecte a porta de saída THRU 5 / DIN SYNC do Thru+Sync à porta de entrada de sincronismo do equipamento analógico a ser sincronizado.
  3. Configure as microchaves (na parte inferior do Thru+Sync) para o formato de sincronismo desejado, conforme indicado abaixo:ThruSync_config
  4. Conecte o plugue da fonte de alimentação à entrada +12 Vcc do Thru+Sync, e em seguida conecte a fonte de alimentação à rede elétrica. Logo ao ligar a alimentação, o LED pisca na cor vermelha indicando o formato de sincronismo que está selecionado: se não piscar indica formato 1 ppq; se piscar uma vez indica formato 2 ppq; se piscar duas vezes indica formato 24 ppq; se piscar três vezes indica formato 48 ppq. Em seguida o LED acende na cor verde,
    indicando que o Thru+Sync está pronto para operar. A configuração das chaves deve ser efetuada com o Thru+Sync desligado.
  5. No equipamento transmissor, inicie a reprodução da música; as mensagens de MIDI Start/Stop/Continue e Clock serão convertidas pelo Thru+Sync em pulsos de Run/Stop e Tempo/Clock (1, 2, 24 ou 48 ppq) na saída THRU 5 / DIN SYNC.
  6. O LED verde pisca ligeiramente sempre que o Thru+Sync recebe dados de MIDI pela porta MIDI IN.
  7. O LED pisca na cor vermelha indicando os tempos (“beats”) do andamento quando o Thru+Sync está recebendo mensagens de MIDI Clock pela porta MIDI IN.

(*) O cabo usado para os sinais de sincronismo no formato “DIN Sync” possui dois condutores envoltos por uma malha de blindagem, e os plugues são os mesmos do MIDI. No entanto, diferentemente do cabo de MIDI, os condutores são ligados aos pinos 1 e 3 do plugue, e a malha de blindagem é ligada ao pino 2 (GND), como ilustrado a seguir.

site_plug_sync

Observação: Para conectar o Thru+Sync a um equipamento que use o sincronismo de 4 ppq através de cabo com mini-plugue, como é o caso da série Korg Volca, é necessário fazer um cabo adaptador de maneira que o sinal de sincronismo Tempo/Clock (pino 3) vá para a ponta (tip) do plugue P2 e o GND (pino 2) vá para a borda desse plugue. Veja ilustração abaixo.

site_cabo_volca

 

Sobre o processo de sincronismo DIN Sync

O “DIN Sync” é o formato mais usado para sincronizar instrumentos musicais analógicos, e foi adotado pela Roland em várias das suas drum machines da série TR. Esse formato, também chamado de “Sync-24”, usa dois sinais eletrônicos, um para iniciar e parar a música (Run/Stop) e outro para sinalizar os tempos do andamento da música (Tempo / Clock). Os sinais do DIN Sync atuam da seguinte maneira (veja figura):

Quando o sinal de Run/Stop, que estava em repouso (0 V), sobe acima de +5 V a bateria eletrônica inicia a execução e, a partir daí, o sinal Tempo/Clock pulsa de 0V para +5 V na cadência de 24 ppq, isto é, 24 pulsos para cada tempo de semínima (quarter note). Quando o sinal de Run/Stop, volta para 0 V, também são interrompidos os pulsos de Tempo / Clock e a bateria para a sua execução. A taxa de 24 ppq é a mesma adotada no sincronismo MIDI (24 MIDI clocks por semínima).

site_din_sync

 

No Thru+Sync, a conversão das mensagens de sincronismo MIDI para sinais de DIN Sync ocorre da seguinte maneira:

Ao receber uma mensagem de MIDI Start, o Thru+Sync sobe o sinal de Run/Stop e, a partir daí, gera um pulso de Tempo/Clock para cada mensagem de MIDI Clock recebida (24 ppq). Ao receber uma mensagem de MIDI Stop, o Thru+Sync baixa o pulso de Run/Stop e interrompe os pulsos de Tempo/Clock. Ao receber uma mensagem de MIDI Continue, o Thru+Sync sobe o sinal de Run/Stop e, a partir daí, gera um pulso de Tempo/Clock para cada mensagem de MIDI Clock recebida. Cabe observar que existem equipamentos analógicos (ex: Korg Volca) que usam formatos diferentes de pulsos de sincronismo. Consulte o manual do seu equipamento para certificar-se do formato que ele usa.

 

Avisos importantes

  • O Thru+Sync só funciona se estiver conectado à fonte de alimentação. Use sempre a fonte de alimentação fornecida com o aparelho (saída 12 Vcc, positivo interno). O uso de outra fonte de alimentação poderá danificar o Thru+Sync.
  • Quando não estiver usando o Thru+Sync, desconecte a fonte de alimentação da tomada da rede elétrica.
  • Ao conectar e desconectar os cabos, segure o Thru+Sync e puxe sempre pelo plugue, nunca pelo cabo.
  • Se precisar mover o Thru+Sync de um lugar para outro, desconecte primeiro todos os cabos.
  • Nunca use ou guarde o Thru+Sync em locais sujeitos a umidade, temperaturas extremas, ou sujeitos a vibração e choque.
  • Não abra nem efetue qualquer modificação interna no Thru+Sync.

 

Solução de problemas

  • Se o LED do Thru+Sync estiver acesso na cor verde mas não piscar quando o equipamento transmissor estiver enviando mensagens de MIDI, significa que o Thru+Sync não está recebendo essas mensagens. Verifique as conexões de MIDI entre o equipamento transmissor e o Thru+Sync e certifique-se de que o equipamento transmissor está realmente transmitindo dados.
  • Se o LED do Thru+Sync não piscar na cor vermelha indicando os tempos do andamento, significa que o Thru+Sync não está sincronizando pelos dados (MIDI clocks) enviados pelo transmissor. Nesse caso, verifique as conexões de MIDI entre o equipamento transmissor e o Thru+Sync e certifique-se de que o equipamento transmissor está configurado corretamente para transmitir mensagens de sincronismo MIDI.
  • Se os equipamentos receptores MIDI conectados às saídas MIDI THRU do Thru+Sync não estiverem respondendo aos comandos vindos do transmissor, verifique as conexões de MIDI e certifique-se de que os equipamentos estão configurados corretamente para receber os dados de MIDI no mesmo canal (ou nos mesmos canais) que estão sendo usados pelo transmissor.
  • Se o equipamento analógico conectado à saída THRU 5 / DIN SYNC do Thru+Sync não estiver sincronizando com o transmissor:
  1. verifique se a conexão de MIDI entre o equipamento transmissor e o Thru+Sync está correta;
  2.  verifique se a configuração de transmissão de sincronismo MIDI está correta no equipamento transmissor;
  3. verifique se o cabo de conexão usado para o sincronismo é compatível com o padrão de sincronismo do equipamento analógico (veja tópico “Operação como conversor de sincronismo”);
  4. certifique-se de que o equipamento analógico está configurado para operar sincronizado externamente.
  • Se o equipamento analógico conectado à saída THRU 5 / DIN SYNC do Thru+Sync estiver tocando mais rápido ou mais devagar do que o esperado, certifique-se de que a microchave localizada na parte inferior do Thru+Sync está configurada para o mesmo formato de sincronismo usado pelo equipamento.

 

Especificações Técnicas

Conectores

  • 1x MIDI IN (DIN 5 pinos)
  • 4x MIDI THRU (DIN 5 pinos)
  • 1x MIDI THRU / DIN SYNC (DIN 5 pinos)
  • 1x alimentação 12 Vcc (J4; positivo interno)

Indicador luminoso

  • LED piscando em vermelho ao ligar: indica o formato do sincronismo
  • LED verde aceso: indica que está conectado à fonte de alimentação
  • LED verde piscando: indica a recepção de dados de MIDI
  • LED piscando em vermelho: indica os tempos (beats) do andamento

Temporizações

  • Atraso do sinal de MIDI IN para as saídas MIDI THRU: < 4 μs
  • Atraso do sinal de MIDI IN para a saída DIN SYNC: < 0,2 ms
  • Referência do pulso de Tempo/Clock: 1, 2, 24 ou 48 ppq (configurável)

Características dos sinais de sincronismo

  • Polaridade dos pulsos: positivo, 5 Vpp
  • Duração do pulso de clock: 4ms @ 48 ppq; 5ms @ 24 ppq; 15ms @ 1 e 2 ppq

Alimentação elétrica

  • Fonte de alimentação externa (fornecida); entrada: 100 a 200 Vca; saída: 12 Vcc)
  • Consumo: 12 V / 15 mA

Dimensões (AxLxP)

  • 43 x 153 x 53 mm (sem a fonte de alimentação)

Peso

  • 250 g (sem a fonte de alimentação)

©2018 Miguel Ratton – v.1.21 (jan/2018)
A reprodução deste texto ou partes dele está autorizada desde que citada a fonte e o autor.

Embora tenha sido feito o máximo esforço possível para que as informações contidas neste texto estejam corretas, completas e adequadas, o autor não assume responsabilidade pelo resultado do uso das mesmas. É recomendável que toda e qualquer informação seja testada antes de ser usada efetivamente.
Todas as marcas e produtos citados são propriedades dos respectivos fabricantes ou desenvolvedores. Todas as imagens de produtos foram usadas com objetivo meramente didático.