A MIDI I/F+ é uma interface MIDI-USB, que possibilita conectar ao computador qualquer teclado, sintetizador ou outro tipo de instrumento ou equipamento dotado de conexões no padrão MIDI (conector DIN 5 pinos). Ela é conectada ao computador por meio da porta USB, e pode operar com computadores Windows e Mac.
A MIDI I/F+ possui uma entrada MIDI In e quatro saídas MIDI Out (iguais), permitindo controlar simultaneamente até 16 canais de MIDI. O LED na parte frontal da interface indica a transferência de dados entre o computador e os equipamentos de MIDI.
Além disso, a MIDI I/F+ também pode operar como uma “MIDI thru box”, sem o computador, permitindo distribuir para até quatro equipamentos de MIDI todos os dados que chegam à sua entrada MIDI In.
A MIDI I/F+ não requer fonte de alimentação, porque sua alimentação elétrica é feita através da conexão USB com o computador.

Operando como interface MIDI-USB

Não é necessário instalar um driver para usar a MIDI I/F+ com o computador, pois ela funciona com o driver nativo do sistema operacional*. Foi testada e funcionou corretamente no Windows XP, 7, 8 e 10, no Mac OSX 10, e também em smartphones Android.
Não é necessário usar uma fonte de alimentação para a MIDI I/F+ operar como interface, pois a alimentação elétrica é feita através do cabo USB.
Basta conectar porta “USB” da MIDI I/F+ a uma porta USB do computador, utilizando um cabo USB comum. Uma vez conectada e reconhecida pelo computador, o LED na parte frontal da MIDI I/F+ acenderá na cor verde.
Uma vez conectada ao computador, a MIDI I/F+ aparece nas configurações do software como dispositivo de entrada e de saída, designada como “ratton I/F+”.

As 4 saídas MIDI Out são exatamente iguais, e transmitem exatamente os mesmos dados de MIDI.

(*) Devido a limitações do driver de MIDI-USB nativo do sistema operacional, poderão ocorrer erros na transferência de grandes volumes de dados de MIDI, como é o caso de mensagens de SysEx.

Sequenciando MIDI no computador

Exemplo de conexão usando um teclado sintetizador para transmitir comandos de MIDI para o computador e receber comandos de MIDI do computador

Controlando instrumentos virtuais

Para tocar instrumentos virtuais no computador a partir de um teclado controlador MIDI, conecte a porta MIDI Out do teclado à porta MIDI In da interface MIDI I/F+.

Exemplo de conexão usando um teclado controlador para transmitir
comandos de MIDI para o computador e controlar um instrumento virtual

Controlando mais de um equipamento

Para transmitir comandos do computador para até quatro instrumentos, use o mesmo princípio do exemplo anterior, e conecte a porta MIDI In dos demais instrumentos às outras portas MIDI Out da interface. Os comandos de MIDI vindos do computador serão transmitidos igualmente a todos os instrumentos e, portanto, para direcionar comandos específicos para cada instrumento, é necessário configurar apropriadamente os canais de transmissão no software e os canais de recepção de MIDI nos instrumentos.

Exemplo de conexão em que um teclado transmite comandos de MIDI para o software no computador, e para que o software também envie comandos de MIDI para todos os instrumentos

Filtro de comandos de MIDI Clock

É possível filtrar os comandos de MIDI Clock que chegam à interface pela entrada MIDI In e pela porta USB da MIDI I/F+.

O filtro de comandos de MIDI Clock é ativado por meio de uma microchave embaixo da MIDI I/F+.


Operando como “MIDI thru box”

Sem o computador, a MIDI I/F+ pode operar como um distribuidor de dados de MIDI, tal como um dispositivo “MIDI thru box”. Neste caso, a MIDI I/F+ poderá distribuir simultaneamente os dados de MIDI para até 4 equipamentos. A configuração como distribuidor de dados de MIDI é efetuada por meio de uma microchave embaixo da MIDI I/F+.
Para a MIDI I/F+ operar como um distribuidor de dados de MIDI é necessário conectá-la a uma fonte de alimentação (não fornecida).

Exemplo em que a MIDI I/F+ opera como distribuidor de dados de MIDI (“MIDI thru box”). Neste caso, o teclado da esquerda transmite comandos de MIDI para os demais equipamentos

Especificações Técnicas

Conectores:
1x USB (tipo B)
1x MIDI In (DIN 5 pinos)
4x MIDI Out (DIN 5 pinos)
1x alimentação 9 a 12 Vcc (J4)
Indicador luminoso:
LED verde: conectado corretamente à porta USB
LED piscando: transmissão/recepção de dados MIDI (veja também o item 4)
LED vermelho: não foi reconhecida a conexão USB
Alimentação elétrica:
Pela conexão USB (consumo: 50 mA @ 5 Vcc)
Por fonte de alimentação 9 a 12 Vcc (150 mA); pino P4 (2,1 mm), com positivo no centro (consumo: 60 mA @ 9 Vcc)
Latência:
Operando como distribuidor de dados, o atraso do sinal de MIDI In para qualquer saída MIDI Out é menor do que 700 μs
Compatibilidade:
Windows XP, 7, 8, 10
OSX 10
Android (com cabo OTG)
Dimensões (AxLxP)
43 x 154 x 64 mm (sem fonte de alimentação)
Peso
250 g (sem fonte de alimentação)