O MIDI Pedal é um dispositivo em que podem ser conectados até três pedais de controle (dos tipos “contínuo” ou “liga/desliga”), de maneira que as ações sobre os pedais são traduzidas em comandos de MIDI, que são transmitidos pela saída MIDI Out para um equipamento MIDI e pela porta USB para um computador.
Além de gerar os comandos de MIDI a partir das ações sobre os pedais conectados, o MIDI Pedal também retransmite, na saída MIDI Out e na porta USB, todos os comandos de MIDI que chegam em sua entrada MIDI In.

É possível selecionar a função (controle de MIDI) de cada pedal, bem como o canal de transmissão de MIDI para cada pedal, configurando as microchaves localizadas na parte de baixo do MIDI Pedal

As configurações são efetuadas pelas microchaves embaixo do MIDI Pedal

Configuração dos pedais via mensagens de MIDI SysEx

Enviando mensagens de MIDI do tipo SysEx (System Exclusive) é possível configurar as funções dos pedais para quaisquer números de controles de MIDI (CC#). Para isso, basta enviar uma mensagem de SysEx contendo um conjunto de bytes definindo os números dos controles.

Controlando instrumento virtual a partir de um teclado controlador

O teclado controlador envia comandos de MIDI para a entrada MIDI In do MIDI Pedal.
As ações sobre os pedais são convertidas em comandos de MIDI pelo MIDI Pedal, que envia para o computador (via USB) os comandos dos pedais juntamente com os comandos do teclado controlador MIDI.


Controlando instrumento MIDI a partir de um teclado controlador

O teclado controlador envia comandos de MIDI para a entrada MIDI In do MIDI Pedal.
As ações sobre os pedais são convertidas em comandos de MIDI pelo MIDI Pedal, que envia para o instrumento MIDI (via MIDI Out) os comandos dos pedais juntamente com os comandos do teclado controlador MIDI.


Controlando instrumento MIDI a partir do computador

O computador envia comandos de MIDI para o MIDI Pedal pela porta USB. As ações sobre os pedais são convertidas em comandos de MIDI pelo MIDI Pedal, que envia para o instrumento MIDI (via MIDI Out) os comandos dos pedais juntamente com os comandos vindos do computador.


Usando o MIDI Pedal como uma interface MIDI-USB comum

O instrumento envia comandos de MIDI para a entrada MIDI In do MIDI Pedal. As ações sobre os pedais são convertidas em comandos de MIDI pelo MIDI Pedal e enviadas para o computador (via USB). Porém, os comandos de MIDI recebidos na entrada MIDI In não são retransmitidos para a saída MIDI Out. Os comandos de MIDI vindos do computador pela porta USB do MIDI Pedal são os enviados pela saída MIDI Out para o instrumento MIDI. Para operar dessa maneira, é necessário efetuar uma configuração específica nas microchaves do MIDI Pedal.


Especificações Técnicas

Conectores
1x USB tipo B
1x MIDI IN (DIN 5 pinos)
2x MIDI OUT (DIN 5 pinos)
3x entradas para pedal (P10 estéreo)
1x alimentação 12 Vcc (J4; positivo interno)
Indicador luminoso
LED aceso verde: indica que está conectado à fonte de alimentação e conectado via USB
LED aceso vermelho: indica que está conectado à fonte de alimentação mas não conectado via USB
LED piscando: indica a recepção de dados de MIDI
LED cintilando: indica espera de confirmação de configuração
Alimentação elétrica
Fonte de alimentação externa (fornecida); entrada: 100 a 240 Vca; saída: 12 Vcc / 500 mA)
Consumo: 12 V / 40 mA (0,5 W)
Dimensões / Peso
43 x 153 x 53 mm (AxLxP; sem a fonte de alimentação) / 250 g (sem a fonte de alimentação)