Conversor de comandos de MIDI para 2 saídas CV / GATE

O MIDI2CV é um conversor de comandos de MIDI para sinais de CV (control voltage) e pulsos GATE, que possibilita controlar sintetizadores analógicos e baterias eletrônicas a partir de comandos de MIDI vindos de um teclado controlador de MIDI ou de um computador (via USB).

O MIDI4CV gera os sinais apropriados de CV e GATE para acionamento de notas, nos padrões de escalas de 1 volt/oitava (Moog, etc) e Hertz/volts (Korg, Yamaha, etc).

O MIDI2CV é um conversor de comandos de MIDI para sinais de CV (control voltage) e pulsos GATE, que possibilita controlar sintetizadores analógicos e baterias eletrônicas a partir de comandos de MIDI vindos de um teclado controlador de MIDI ou de um computador (via USB).

O MIDI2CV possui duas saídas de CV, que podem ser configuradas para converter comandos de MIDI de notas (pitch) ou de controle (Modulation, Key Velocity, Volume ou Aftertouch), e duas saídas de GATE, que podem ser configuradas para acionar notas, ou para gerar pulsos de semínima ou ainda para converter comandos de MIDI de sustain. O sinal de CV de pitch pode ser configurado para escala de 1V/oitava ou de Hz/V, com erro menor do que 5mV (6 centésimos de semitom) na escala 1V/oitava. O pulso de GATE pode ser configurado para positivo ou negativo.

Importante: Como um conjunto de CV / Gate só pode controlar uma nota de cada vez no sintetizador analógico, se forem recebidos simultaneamente dois ou mais comandos de MIDI de nota, o MIDI2CV só vai gerar no CV e no Gate os sinais correspondentes à última nota recebida (“last note priority”).

Conversor de Sync

O MIDI2CV também converte o sincronismo de MIDI em pulsos de sincronismo analógico (D-Sync), permitindo sincronizar baterias eletrônicas e outros instrumentos analógicos antigos a partir de comandos de MIDI. Ele pode gerar pulsos no formato 24 ppq (adotado nas baterias eletrônicas Roland TR e outras), ou no formato 2 ppq (adotado pelos instrumentos da série Korg Volca, e outros). Esses pulsos de sincronismo são gerados no mesmo conector de MIDI Out (através dos pinos não utilizados pela conexão de MIDI).
O cabo utilizado para transferir os sinais de sincronismo no formato DIN Sync é semelhante ao cabo de MIDI, com dois condutores envoltos por uma malha de blindagem, e os plugues são os mesmos do cabo de MIDI. Porém, diferentemente do cabo de MIDI, o cabo de D-Sync usa os pinos 1 e 3 do plugue. Veja nossos anúncios dos cabo DIN-Sync e DIN-P2.

Configurações das saídas de CV e Gate

No MIDI2CV é possível configurar as saídas de CV para operar nos padrões 1 V/oit ou Hz/V, cobrindo 5 oitavas em ambos os casos. Também é possível configurar os sinais de Gate do MIDI2CV para atuar como pulso positivo (0V a +5V) ou negativo (+5V a 0V). As configurações são efetuadas por meio do botão de confirmação e das microchaves existentes na parte inferior do MIDI2CV.

Exemplos de aplicações

Controlando um sintetizador analógico via MIDI a partir de um teclado controlador
Controlando um sintetizador analógico via MIDI a partir de um computador
Controlando sintetizadores analógicos e digitais a partir de um teclado controlador ou de um computador
Controlando sintetizadores analógicos e digitais, e sincronizando uma bateria analógica a partir de um teclado controlador ou de um computador

Especificações

Conectores
1x alimentação 9 a 12 Vcc (J4)
1x USB (tipo B)
1x MIDI In (DIN 5 pinos)
1x MIDI Out (DIN 5 pinos); conector OUT 4 também opera como D-Sync
1x CV1 (P10 mono): 0V a 5V (pitch escala 1V/oitava ou controle); 125 mV a 4V (pitch escala Hz/V)
1x Gate1 (P10 mono): 0V a 5V
1x CV2/Gate2 (P10 TRS): mesmas características de CV1 e Gate1
(as saídas de CV e Gate têm proteção contra curto-circuito e foram especificadas para serem conectadas a uma impedância de entrada de 100 kilo ohms)

Precisão do CV: erro menor do que 5mV (6 centésimos de semitom) na escala 1V/oitava

Indicador luminoso
LED vermelho: ligado, não conectado via USB; LED verde: conectado via USB;
LED piscando: transmissão/recepção de dados MIDI
LEDs amarelos (Gates): indicam os estados de Gate1 e Gate2

Alimentação elétrica
Através de fonte de alimentação externa 9 a 12 Vcc (consumo < 50 mA); pino P4 (2,1 mm) com positivo no centro; fonte fornecida com o equipamento.

Interface MIDI-USB
Compatível com Windows XP, 7, 8, 10; Mac OSX 10; Android (com restrições)
Obs.: Não opera conectado através de hub USB; deve ser conectado diretamente à porta USB do computador.
Devido a limitações do driver de MIDI-USB nativo do sistema operacional, poderão ocorrer erros na transferência de grandes volumes de dados de MIDI, como é o caso de mensagens de SysEx.

Dimensões (AxLxP) e peso
43 x 154 x 64 mm; 280 g (sem a fonte de alimentação)

Especificações sujeitas a alteração sem aviso prévio.